O açafrão é capaz de matar a dengue, mas existe um problema…

A curcumina (uma substância encontrada no açafrão-da-terra) é o mais novo antídoto de combate ao mosquito transmissor da dengue. De acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, no interior paulista, o tempero é capaz de eliminar as larvas do Aedes aegypti.

Untitled-1

A curcumina dentro do intestino da larva.

Isso porque essas larvas ingerem a curcumina e depois, com a luz solar, sofrem uma reação que destrói o intestino e causa a morte.

“A luz mais a substância gera uma reação oxidativa, destruindo por completo as partes internas da larva e portanto causando a sua morte”, explica Vanderlei Bagnato, pesquisador da USP.

O professor Vanderlei Bagnato, também conta que após ingerir a curcumina, a larva morre em duas horas exposta a qualquer tipo de luz. E quando está em locais mais escuros também não consegue sobreviver, mas a morte pode demorar um pouco mais, até 24 horas. Porém, após quatro anos de ensaios, os melhores resultados foram obtidos sob a luz do sol.

Para fazer a larva consumir a curcumina não é complicado: basta espalhar o pó em possíveis locais de reprodução do mosquito. Uma vantagem dessa substância é que além de ser facilmente encontrada, não polui o ambiente, e se você colocar a substância na água de um vaso e o seu animal de estimação beber, nada de ruim vai acontecer com ele.

O problema…

Todas as reportagens que eu consegui encontrar na internet a respeito do estudo da USP mencionam a curcumina como o agente responsável por matar as larvas. Mas ninguém explicou claramente qual tipo de açafrão foi ou deverá ser usado, e isso faz toda a diferença.

Se você for ao mercado, na parte de temperos, e procurar pelo pó amarelo, encontrará escrito na embalagem: Açafrão-da-terra. Esse tipo de açafrão (falso açafrão), que muitos compram como se fosse o legítimo, é na verdade outro condimento: a cúrcuma. Esse pozinho amarelo que a gente conhece é extraído das raízes da Curcuma longa, uma planta da família do gengibre. O açafrão-da-terra tem um valor muito acessível.

Já o açafrão verdadeiro vem do pistilo das flores da Crocus sativus, sendo que 150 mil flores rendem apenas 1 kg da especiaria. Como qualquer artigo de baixíssima produtividade, o açafrão verdadeiro custa muito caro, mais caro que o ouro. Um quilo pode chegar a custar 70 mil reais.

Agora vejamos algumas frases soltas pelas reportagens referentes ao estudo da USP:

“Ainda não existe uma previsão de quando esse pó vai estar disponível.” Isso me faz pensar que estão realmente falando do pozinho que custa mais que ouro!

Entretanto, a extração da curcumina do açafrão-da-Índia é feita por meio de processos químicos.” Nessa parte deixou claro que estão falando do açafrão verdadeiro. “Não adianta pegar o tempero da geladeira e jogar no vaso da planta que não vai surtir efeito nenhum. A extração depende de um processo químico, feito em laboratório”, afirmou Natália. Ou seja, não adianta achar que vai custar baratinho pra você, seu pagador de impostos, porque não vai!

“Segundo Natália Inada, caso a eficácia se comprove em campo, uma empresa farmacêutica já se dispôs a produzir a substância em larga escala e solicitar a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o uso e venda da substância no combate à dengue.” $$$$$$$$$$$$$$$$, está explicado.

Se uma empresa farmacêutica vai entrar no negócio, é porque vai rolar muito dinheiro na estória. Eu já tinha estranhado todo esse alvoroço por causa de uma substância que supostamente custa quase nada.

Bem, gente, vamos esperar pelos próximos capítulos dessa novela.

Siga-me no Facebook para ficar por dentro das minhas postagens: Diórgenes Tochetto.

AVISO LEGAL-01

5 Respostas para “O açafrão é capaz de matar a dengue, mas existe um problema…

  1. Cara, é claro que é o açafrão da terra, as pesquisas falam de uma especiaria barata. Não faz sentido nenhum pesquisar o açafrão espanhol, é a mesma coisa que pesquisar se ouro mata o mosquito!

  2. OLá, sobre o açafrão eu mesma fiz uma experiência. Moro em Goiânia, onde o foco de degue e etc é altíssimo. Pois deixei várias plantas de molho em água com o pó de açafrão de supermercado por 45 dias e não tinha uma larva se quer depois de tanto tempo!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s