A falta de vitamina D causou a extinção dos dinossauros!

No decorrer do tempo foram levantadas várias teorias de como os dinossauros teriam sido extintos. Algumas dessas teorias beiram a bizarrice. A mais aceita até hoje tem sido a de que há sessenta e cinco milhões de anos, como consequência do choque entre um asteroide gigantesco e a Terra, rompeu-se o equilíbrio natural entre o sol e a vida por um período suficiente para matar as fontes de alimentação.

Faz muito tempo que essa teoria foi sugerida na tentativa de mostrar como os dinossauros desapareceram. O problema é que essa teoria não consegue explicar como os dinossauros realmente foram extintos, pois a causa real não foi apenas as fontes de alimentação que ficaram escassas.

A primeira vez que a hipótese de que a vitamina D tivesse causado a extinção dos dinossauros foi abordada por um patologista da Universidade da Virgínia chamado Hatty T. Mashall. Ele especulou que os dinossauros morreram de raquitismo causado pela deficiência de vitamina D, pois as nuvens de poeira, causadas pelo choque do asteroide com a Terra, obscureceram a luz solar, impedindo o fornecimento de radiação ultravioleta (UV). O raquitismo causado pelos níveis insuficientes de vitamina D, cálcio e fosfatos, enfraqueceram os ossos, o que levou à deformidade e consequentemente à extinção. Essa hipótese foi mais bem abordada no livro: Vitamina D – Como um tratamento tão simples pode reverter doenças tão importantes, do Dr. Michael F. Holick.

O Dr. Holick, o maior pesquisador da Vitamina D no mundo, concorda com a hipótese de que o choque do asteroide com a Terra causou nuvens imensas de fumaça que diminuíram drasticamente a entrada não somente da radiação solar, mas também de radiação UVB, que permitia a produção de vitamina D e a manutenção das estruturas ósseas desses vertebrados.

1468026646_6be3ea30cd

A real causa da extinção dos dinossauros. rss

Essas nuvens de fumaça causaram um inverno prolongado, fazendo com que a falta de vitamina D enfraquecesse os dinossauros. As fêmeas tiveram problemas para produzir ovos com quantidades suficientes de cálcio nas cascas, para que fosse possível fazer os filhotes sobreviverem ao período de chocagem, e um ciclo de extinção teve início, levando ao total desaparecimento da espécie.

Para simplificar o que aconteceu com os dinossauros, podemos pegar o exemplo de répteis que ainda existem, como é o caso da iguana. Na natureza, as iguanas tomam sol continuamente para aquecer seus corpos de sangue frio e tornam-se verdadeiras fabricas de vitamina D. Os estudos do Dr. Gary Ferguson, da Universidade Cristã do Estado do Texas, demostraram que os répteis que sofrem de deficiência de vitamina D passam mais tempo ao sol do que seus irmãos que recebem a vitamina D na dieta, evidenciando que eles sabem o que é bom para eles, uma questão de instinto.

Os répteis domésticos mais jovens frequentemente sofrem de raquitismo e os mais idosos têm osteoporose. Isso acontece porque esses animais domésticos geralmente são mantidos dentro de casa em locais fechados, ou dentro de aquários de vidro, onde a luz UVB não consegue passar. O Dr. Holick comenta que isso seria resolvido com a instalação de uma simples lâmpada de UVB na jaula desses répteis. Com essa medida, previne-se a deficiência de vitamina D e esses animais ficam mais fortes.

IMG_20150323_102519042

A mais velha, tomando sol.

Esses dias estive observando os meus cachorros aqui em casa. Percebi que a mais velha pega sol todos os dias, exatamente no mesmo horário, ao meio dia, por 15 minutos, mais ou menos. Já o mais jovem evita o sol e prefere ficar sempre à sombra.

IMG_20150323_102824810_HDR

O mais novo, longe do sol.

Com certeza eles estão usando os seus instintos para decidirem a quantidade de vitamina D que precisam diariamente. É uma pena que o ser humano não percebe isso e toma um banho de protetor solar quando se expõe ao sol.

Segundo o Dr. Holick, a espécie humana vive uma epidemia de deficiência de vitamina D. Em seu livro, ele explica o que é preciso fazer para mudar essa realidade e conquistar novamente a sua saúde.

Siga-me no Facebook para ficar por dentro das minhas postagens: Diórgenes Tochetto.

AVISO LEGAL-01

Referências: 

  • Dinosaurs by the Decades: A chronology of the dinosaur in science and popular culture. Por Randy Moore.
  • Vitamina D – Como um tratamento tão simples pode reverter doenças tão importantes. Por Dr. Michael F. Holick.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s