Os 5 principais fatores que causam queda de cabelo.

É cada vez mais comum as pessoas perderem cabelo; é quase uma regra. Contrariamente à opinião popular, perder cabelo não é “normal”. Dê uma olhada nos cinco principais fatores que causam queda de cabelo que eu preparei para você…

1 – Ácaros (demodex).

Todos nós possuímos ácaros na pele e, particularmente, no couro cabeludo. Esses ácaros vivem dentro de cada poro, principalmente nas regiões em que as glândulas sebáceas são mais ativas, como é o caso do couro cabeludo. Engana-se quem acha que é possível eliminar por completo ou, até mesmo, viver sem esses ácaros. Por mais que eles vivam em simbiose com o seu hospedeiro, o humano, o hábito alimentar e higiênico de cada um faz com que essa harmonia seja quebrada, causando problemas com esses ácaros.

Untitled-1

Acima pode-se ver a imagem de um cachorro que perdeu seus pelos por causa do excesso de demodex. Abaixo está a imagem do ácaro demodex.

O demodex são seres parasitas que vivem na pele dos mamíferos, como por exemplo cães e humanos. Nos cães, esses parasitas, costumam “dar as caras” com muita frequência; já nos humanos aparecem de forma mais sútil, sem um diagnóstico correto.

Esses ácaros vivem dentro dos poros pois se alimentam do sebo criado pelas glândulas sebáceas, portanto, quanto maior a produção de sebo, mais ácaros poderão se alimentar e viver.

A sua importância para os mamíferos ainda não está bem explicada. Tudo indica que servem para nada ou para quase nada, porém, sendo importantes ou não, eles existem. O fato é que quando a população de demodex aumenta, vários problemas aparecem: o folículo piloso fica “cheio” e então asfixia o pelo; os demodex se alimentam dos nutrientes do cabelo; causam inflamação na pele e, consequentemente, do folículo piloso.

2

À esquerda pode-se ver uma imagem microscópica com vários demodex com a cabeça para dentro do poro fazendo a festa em um folículo piloso. À direita pode-se ver uma imagem microscópica de uma lâmina histológica da pele com um excesso de demodex (em azul); o poro foi tomado por eles.

2 – Excesso de sujeira no couro cabeludo.

Os seres humanos são os únicos animais que usam produtos químicos para lavar a cabeça. Os animais domésticos (cães e gatos) também usam, mas são os humanos que passam neles, caso contrário, é claro, eles não usariam. Nem um outro animal usa produto químico no couro.

A ideia dos shampoos e condicionadores é deixar o cabelo limpo e bonito, mas esquecem do mais importante, o couro cabeludo!

Com o uso contínuo de produtos químicos no cabelo, cria-se uma camada de sujeira no couro que entope os poros e prejudica a oxigenação dos fios. Produtos como: shampoo, condicionador, gel, silicone, óleo mineral e creme de hidratação, juntam-se à queratina da pele e formam uma película brilhante que mais tarde formará a calvície. Além do mais, toda essa obstrução é um terreno perfeito para bactérias, fungos e ácaros se proliferarem.

A caspa nada mais é do que esse excesso de sujeira. Um couro saudável não tem caspa. Vá à floresta e esfregue o couro de algum animal para você ver o quão saudável é; faça o mesmo com o seu couro cabeludo, usando um pente fino, e você achará que está nevando! rss

3 – Excesso de sebo nos poros.

O que desencadeia a produção de sebo nas glândulas sebáceas ainda não está totalmente explicado, mas é sabido que o excesso de alguns hormônios tem papel fundamental na criação exacerbada de sebo.

O sebo tem o papel de hidratar e nutrir o folículo piloso, porém, quando há excesso, o poro fica “cheio” e então ocorre a miniaturização do fio.

O pelo ou cabelo, na verdade, nunca morre, porém perde a sua força e fica em estado de “hibernação”, até que as condições voltem a ser favoráveis para o seu crescimento saudável.

Muitas pessoas têm comentado o fato de o cabelo voltar a crescer com o uso de baixíssima dosagem de isotretinoína (um medicamento que atrofia as glândulas sebáceas). Já o uso de alta dosagem de isotretinoína costuma causar o efeito contrário na queda de cabelo, pois bagunça todos os hormônios.

4 – Excesso de di-hidrotestosterona (DHT).

A testosterona, em si, não causa queda de cabelo; porém, com a ajuda da enzima 5-alfa-redutase, a testosterona se transforma em uma forma mais ativa chamada “di-hidrotestosterona”, ou apenas DHT.

O DHT, há muito tempo, é conhecido por ser um grande estimulador da criação de sebo nas glândulas sebáceas. Já foi cientificamente provado que os níveis basais de DHT são mais altos no couro cabeludo com calvície, se comparados ao couro cabeludo com cabelos.

Comentei anteriormente que o sebo, em excesso, causa queda de cabelo através da miniaturização, portanto, o DHT, que estimula as glândulas sebáceas, está completamente relacionado à perda de cabelo.

5 – A nutrição.

O excesso e/ou a falta de nutrientes pode provocar alterações no ciclo evolutivo dos fios. É claro que a alimentação, de uma maneira geral, importa, muito!

Para o cabelo ser saudável é preciso que o corpo esteja nutrido, uma vez que, para o corpo, o cabelo é apenas um enfeite, não fará falta se cair. Ter cabelo bonito significa estar bem nutrido; o corpo leva os nutrientes para o cabelo por último, pois o corpo prioriza tecidos importantes para a sobrevivência do indivíduo.

Para o cabelo crescer forte e permanecer no couro cabeludo, é preciso uma infinidade de vitaminas, minerais e aminoácidos.

A nutrição capilar é um tema muito complexo, precisaria falar de nutriente por nutriente. Tenha em mente que você é o que você come; mas isso, é claro, não significa que se você comer cabelo irá nascer cabelo! rss

Siga-me no Facebook para ficar por dentro das minhas postagens: Diórgenes Tochetto.

AVISO LEGAL-01

2 Respostas para “Os 5 principais fatores que causam queda de cabelo.

  1. Fui ao dermatologista durante a semana, disse a ele que meu cabelo começou a cair consideravelmente e que eu sempre tive muito cabelo, mas de repente ele tornou se muito oleoso, o doutor respondeu me então, que devido a minha idade 30 anos a queda de cabelo é normal e que provavelmente eu vou ficar ‘careca’ devido a causas genéticas e que o máximo que posso fazer é retardar essa queda… Prescreveu pantogar e minoxidil. O senhor acha que devo procurar um especialista em queda de cabelo ou devo aceitar o fato?

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s