Um simples exercício respiratório que aumenta o seu foco e diminui as dores de cabeça.

Respirar é um ato natural que todos nós fazemos de forma intuitiva. Mesmo quando não prestamos atenção, nosso corpo respira por nós; é exatamente o que acontece quando estamos dormindo. Por mais que seja algo natural, que não tem necessidade de se “aprender”, o ser humano não está fazendo da maneira correta, e paga o preço por isso.

A grande maioria das pessoas que possuem problemas de saúde têm uma respiração rasa e intensa, diferentemente de quem é saudável, que possui uma respiração leve e profunda.

O oxigênio é o elemento mais importante para a vida; a espécie humana, sem comer, sobrevive, mais ou menos, por 3 meses; sem tomar água, mais ou menos, por 3 dias, mas sem respirar, o cérebro, literalmente, “apaga” em menos de 3 minutos.

Muitos de nós esquecemos de respirar, várias vezes durante o dia, principalmente nos momentos em que prendemos a nossa atenção em coisas importantes. Uma definição para isso é a “apneia do e-mail”, que se caracteriza pelo momento em que nos privamos da respiração enquanto estamos na frente de uma tela.

Quando não respiramos o suficiente, da forma correta, o cérebro fica privado de oxigênio. Sem oxigênio, todas as células do corpo sofrem, uma vez que é sabido que células saudáveis são aeróbicas (precisam de oxigênio) e células cancerígenas são anaeróbicas (não precisam de oxigênio). Não pretendo aprofundar na importância do oxigênio para o organismo, mas esse fato, anteriormente mencionado, é o suficiente para resumir a importância da boa oxigenação celular.

O exercício, a seguir discutido, irá aumentar a oxigenação do cérebro que não está recebendo esse nutriente suficientemente, por você estar com uma narina bloqueada. Consequentemente a concentração de oxigênio irá aumentar no sangue, que irá alimentar todos os tecidos do organismo.

É preciso saber que existe um ciclo nasal. A cada três horas, em média, uma narina se tampa parcialmente; em seguida, é a outra narina que se tampa, também parcialmente, e assim por diante. Portanto estamos o tempo todo respirando apenas por um lado do nariz. Dificilmente você sentirá as duas narinas com a mesma quantidade de fluxo de ar.

Como funciona o exercício:

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Exemplo.

Primeiramente identifique qual lado do seu nariz está bloqueado. Digamos que seja o lado esquerdo, então você irá tapar o lado direito, o lado que está recebendo mais fluxo de ar. Ou seja, você irá respirar APENAS pelo lado que está bloqueado.

Pressione, com a ajuda de um dedo, o lado que está mais livre, tapando por completo o fluxo de ar neste lado, e comece o exercício.

Inspire (encha-se de ar), lentamente, o máximo que você conseguir, segure o ar nos seus pulmões por 5 segundos, e depois expire (solte o ar) por completo, lentamente. Repita essa operação por, mais ou menos, 3 minutos.

Aconselho aplicar essa técnica antes de levantar da cama, durante o dia, e antes de dormir; ou seja, quanto mais, melhor.

Benefícios:

Instantaneamente você sentirá mais clareza mental. Se você estiver sentindo dor de cabeça, sentirá um grande alívio da dor. Esse exercício também pode ser usado para tratar alguns problemas respiratórios, como asma e ronco.

Essa técnica também aumenta a elasticidade dos pulmões, fazendo com que os pulmões consigam captar mais ar de uma única vez.

Melhora os problemas de circulação sanguínea e previne o envelhecimento precoce.

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