Lave o rosto com óleo vegetal por uma semana e deixe para sempre os sabonetes.

Eu costumava gastar, em média, 100 reais para comprar um sabonete líquido para a pele do rosto que era, aparentemente, o último grito da dermatologia.

Cheguei a ir a alguns dermatologistas e todos me indicavam aquele sabonete líquido, porque era o mais indicado para pele oleosa, não ressecava, não obstruía os poros e blá blá blá.

A verdade é que aquele sabonete líquido para a pele do rosto, e todos os outros que eu já experimentei (mais de 50), nunca fizeram algo de especial. Na verdade a situação ficava cada vez pior, pois uma resposta da pele, quando se tira toda a oleosidade, é criar mais oleosidade ainda. Então você pode imaginar o ciclo vicioso que isso gera!

Simplesmente não faz sentido remover as impurezas da pele usando algo cheio de química, como é o caso dos sabonetes. Não importa qual seja o tipo de impureza que você precisa eliminar: células mortas, maquiagem, poluição ou oleosidade. SABONETE AGRIDE A PELE DO ROSTO!

Recomendo-lhe que use, em vez do sabonete, óleo! Sim, ÓLEO!

Eu sei que parece estranho, uma vez que os profissionais dizem que para a nossa pele ficar limpa, sem acne, perfumada e m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a, é preciso se livrar de toda a oleosidade. É por isso que os sabonetes (desengordurantes) fazem tanto sucesso.

Esse excesso de oleosidade, na verdade, é uma resposta do organismo, um pedido de socorro, causada pela desnutrição. Seu corpo, em resposta a baixa vitamina D sanguínea, cria essa oleosidade na sua pele para tentar absorver mais vitamina D da luz do sol. É claro que essa não é a única causa, mas é a mais comum. De qualquer forma, qualquer pessoa irá se beneficiar com o método de limpeza facial com óleo, e não apenas quem tem pele oleosa.

Experimente, por apenas 1 semana, trocar o sabonete por óleo. Não estou falando de qualquer óleo vegetal, mas apenas de dois: óleo de coco e óleo de rícino.

Primeiramente você precisa descobrir qual a concentração de cada óleo para o seu tipo de pele:

metodo-de-limpeza-com-oleo-01Então, se a sua pele é oleosa (com excesso de óleo criado pelas glândulas sebáceas), você irá usar apenas o óleo de rícino para lavar a sua pele. Se a sua pele é normal (aquele tipo de pele que ninguém tem, rss), você irá usar 50% de óleo de rícino e 50% de óleo de coco. Mas se a sua pele é seca (nunca tem acne, porém está sempre ressecada), então usará apenas o óleo de coco.

Descoberto o tipo de óleo certo para o seu tipo de pele, então arrume um frasco qualquer ou um flaconete, prepare a dosagem certa e deixe no seu banheiro.

Maneira de usar:

Defina qual é o seu tipo de pele e separe o óleo ou a concentração certa para você. Separe uma toalhinha limpa.

Molhe a pele do rosto com água e retire o máximo de impureza que você puder, apenas com a água.

Coloque na palma da mão uma generosa quantidade de óleo e espalhe no seu rosto usando movimentos circulares. Faça da mesma forma como se você estivesse lavando o rosto com sabonete. Você também pode aplicar óleo na região dos olhos, sem problema.

Molhe com água a toalhinha. Retire todo o óleo do rosto, usando a toalhinha. Aplique uma força moderada, o suficiente para não deixar muito óleo no rosto.

Não precisa hidratar a pele; o óleo que permanecer no rosto será o suficiente para mantê-la hidratada.

Esse método de limpeza com óleo também pode ser utilizado com água quente, mas não fervente; apenas o suficiente para abrir os poros do rosto.

Lembre-se de sempre lavar as toalhinhas, a cada uso.

Não faça esse método de limpeza mais do que uma vez por dia.

Outras considerações…

O óleo de rícino é facilmente encontrado em farmácias, na parte dos laxantes. O óleo de coco está à venda em mercados e lojas de produtos naturais.

A escolha do óleo para o seu tipo de pele é de extrema importância para esse método funcionar. O óleo de coco é comedogênico (bloqueia os poros); em peles secas não causará problema, mas em peles oleosas causará acne.

Nos primeiros dias é normal a sua pele “estranhar” a mudança e reagir de forma diferente do habitual, porém em menos de uma semana sua pele estará muito melhor do que antes.

Quais são os benefícios?

Sua pele se sentirá livre para respirar e você perceberá a diferença em menos de uma semana!

TODOS os sabonetes industrializados agridem a pele, já o óleo, além de limpar, hidrata.

O óleo, por mais que seja algo oleoso/gorduroso, é um ótimo veículo para levar todas as sujeiras lipossolúveis embora. O restante do óleo que permanecer na pele, o da semente da mamona (rícino) ou o de coco, irá hidratar a pele.

Já foi cientificamente comprovado os benéficos à pele desses dois óleos. O óleo de coco é um excelente hidratante para peles normais e secas, além de ser um ótimo veículo para remover células mortas, maquiagem, poluição e outras impurezas lipossolúveis. O óleo de rícino é, indiscutivelmente, bom para a pele oleosa; na quantidade certa ele não é comedogênico (portanto não exagere na quantidade que você deixa na pele após a limpeza); ajuda a contralar os ácaros demodex na pele (que vivem dentro dos poros) e é um ótimo veículo para as impurezas lipossolúveis, como maquiagem, células mortas, poluição e oleosidade.

Experimente, por uma semana, e depois me conte o que você achou! #ficaadica

Siga-me no Facebook para ficar por dentro das minhas postagens: Diórgenes Tochetto.

AVISO LEGAL-01

8 Respostas para “Lave o rosto com óleo vegetal por uma semana e deixe para sempre os sabonetes.

  1. Olá, Diórgenes, adorei o post. Gostaria de saber como proceder nos outros dias da semana: é pra passar só água ou lavar com sabonete para o rosto? Muito obrigada

  2. Olá já utilizo essa técnica e tive muitos problemas no começo, fazia uso duas vezes por dia, que só depois descobri ser desnecessário e até não recomendado. Também ão me adaptei ao óleo de coco. Resultado: a acne piorou muito. Fiquei desesperada! Depois de muito ler a respeito descobri que nem todos se adaptam ao óleo de coco e ao azeite de oliva, que eram os que eu utilizava na mistura com óleo de rícino. Agora mudei para óleo de girassol extra virgem, prensado a frio. Estou aguardando os resultados

  3. Olá Diórgenes, vc continua aplicando este método de limpeza?
    Quero tentar porém tive uma experiência ruim com o óleo de coco, quero saber se com vc está dando certo a longo prazo com o óleo de rícino…

  4. Caramba! vou tentar, faz muito sentido. Minha pele sempre teve muita acne, Tenho mais de 50 anos e pareçpareço adolescente com as acnes. Agora, chega desses cosméticos, vou tentar o óleo. Obrigada Diorgenes

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s