Chá verde pode reduzir o sebo e a oleosidade da pele em até 70%.

O chá verde (camellia sinensis) é muito conhecido no mundo das dietas, pelo seu poder de acelerar o metabolismo, mas o que muitos não sabem é que é um ótimo remédio para controlar a acne.

Vários estudos demonstram que o chá verde, aplicado topicamente, reduz a acne em até 50% e o sebo e a oleosidade em até 70%.

Eu não sou muito de levar estudos em consideração, mesmo quando são duplo-cegos, randomizados e com placebo; por esse motivo eu testo tudo antes de sair propagando. Não foi diferente com o chá verde: experimentei, aprovei os resultados e uso até hoje! Então vamos para os fatos…

A aplicação tópica de um extrato de chá verde a 2 e 3% demostrou uma redução de mais de 50% na contagem de espinhas em três estudos. Os ensaios clínicos duraram entre 6 e 8 semanas. O gráfico abaixo resume os resultados: (link 1, link 2, link 3)  

cha-verde-01Em um dos estudos foi mencionado o fato do chá verde ser tão eficaz quanto o famoso peróxido de benzoíla ou cremes antibióticos. Isso é muito interessante, uma vez que são os tratamentos mais indicados pelos dermatologistas. Além do mais o chá verde demonstrou ter um resultado mais rápido do que esses tratamentos convencionais.

Em um outro estudo o chá verde demonstrou reduzir a produção de sebo e oleosidade das glândulas sebáceas em até 70% após 8 semanas.

A seguir o gráfico com o resultado do estudo:

cha-verde-02É claro que 70% é muita coisa. Estou certo de que o estudo teve alguns erros metodológicos, mas como mencionei anteriormente, eu não traria essas informações se não tivesse certeza dos resultados na “vida real”.

A produção de sebo é um problema para qualquer pessoa que tem acne. Parece que o chá verde trabalha impedindo a conversão da testosterona em DHT na pele.

Andrógenos como o DHT e a testosterona são alguns dos principais causadores da oleosidade; essa é a principal razão pela qual as espinhas começam na adolescência.

Esses dois hormônios ligam-se às glândulas sebáceas e estimulam-nas a produzir mais óleo (sebo). O resultado são poros bloqueados e, consequentemente, acne.

O DHT é produzido a partir da testosterona, através da conversão pela enzima 5-alfa-redutase. O DTH é, na verdade, dez vezes mais potente do que a testosterona na estimulação da produção de sebo; por esse motivo, para quem tem acne, é uma boa ideia deter a atividade dessa enzima produtora de óleo, e isso é exatamente o que o chá verde faz.

O chá verde, mais especificamente a epigalocatequina galato (ECGC), tem o poder de inibir a 5-alfa-redutase e, consequentemente, os níveis de DHT. É por esse motivo que o chá verde é frequentemente discutido nos fóruns de queda de cabelo.

A inibição da atividade andrógena na pele é uma ótima ideia para quem quer ter uma pele mais bonita e saudável. A aplicação tópica de chá verde irá ajudar a impedir a atividade do DHT na pele, deixando-a com uma aparência mais limpa.

Além do mais, alguns estudos descobriram que o ECGC pode matar as bactérias causadoras de acne (P.acnes).

Concluindo… chá verde é um dos melhores tratamentos tópicos existentes para reduzir a produção de sebo e oleosidade. Porém não se esqueça: a acne é um problema interno!

Siga-me no Facebook para ficar por dentro das minhas postagens: Diórgenes Tochetto.

AVISO LEGAL-01

3 Respostas para “Chá verde pode reduzir o sebo e a oleosidade da pele em até 70%.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s